Estimativa da demanda de estacionamento em áreas centrais de cidades de porte médio

As cidades médias brasileiras vêm sofrendo um contínuo processo de modificação no uso do solo, principalmente na região central, onde estão concentradas as principais atividades de comércio e serviços.

Essa concentração de atividades faz aumentar a demanda por estacionamento para os veículos atraídos para o centro. A falta de vagas de estacionamento pode criar vários problemas, principalmente para a circulação de veículos.

Para controlar e reduzir os problemas causados pela falta de vagas, é preciso conhecer a sua demanda e oferta.

Este trabalho apresenta uma forma simples para estimar a demanda de estacionamento, baseada na área construída e na demanda característica dos principais usos do solo, existentes nas áreas centrais de cidades de porte médio. O modelo apresentado foi desenvolvido a partir de estudos realizados na cidade de São Carlos, e comparado com dados obtidos na cidade de Assis, ambas no estado de São Paulo.

Notas Bibliográficas

MITSUYUKI, Marcos Fernando Corso. Estimativa da demanda de estacionamento em áreas centrais de cidades de porte médio. 1997. 76 p. Mestrado. Engenharia Civil. Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: http://www.ufscar.br/~ppgeu/dissert.html. Acesso em: 29 set. 2008.