Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média

Este livro é resultado de um trabalho coletivo e organizado no sentido de contribuir para a compreensão das lógicas que orientam a produção do espaço em cidades médias e em seus municípios.

Embora o município de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil seja o campo de análise em que o espaço urbano é o objeto central dos textos, é destacado que “se pretendeu oferecer um material que pudesse ser útil aos pesquisadores e profissionais que não diretamente interessados em analisar a realidade de Presidente Prudente, estejam comprometidos com uma leitura contemporânea das cidades médias no Brasil”.

Os autores deste livro são vinculados à Universidade Estadual Paulista, sendo, a maioria deles, pesquisadores do Grupo de Pesquisa sobre Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GASPErR). Outro destaque é dado ao fato de que as pesquisas apresentadas no livro constituem uma pequena parcela de toda produção relativa ao município de Presidente Prudente, tanto durante os 42 anos do Curso de Graduação, quanto nos 13 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, considerados na época da publicação.

De modo geral, as pesquisas que fundamentam os textos abordam temas em que o espaço urbano é relacionado com os aspectos: históricos, naturais, agrários, econômicos e políticos, além de outros relativos à renda fundiária, mercado imobiliário, políticas de habitação, diferenciação socioespacial e (re)estruturação intraurbana, entre outros. Ao final é apresentada ampla bibliografia sobre o município.

Notas Bibliográficas

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Presidente Prudente: Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP, 2001.