Este documento foi preparado no contexto do projeto Gestión Urbana en Ciudades Medianas Seleccionadas de América Latina, realizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), com apoio do Governo dos Países Baixos.
Segundo o autor, as cidades médias apresentam um conjunto de vantagens comparativas que permite desenvolvimento com sustentabilidade pois, embora as mesmas apresentem problemas semelhantes aos das cidades grandes, eles ocorrem em contextos mais fáceis. Para que essas vantagens sejam aproveitadas ele destaca que é necessário orientar-se por uma perspectiva que contrasta com os instrumentos habituais de planificação do desenvolvimento urbano e urbanístico e, também, com os enfoques teóricos sobre as cidades. Nessa perspectiva, são enfatizadas as limitações das perspectivas analíticas baseadas em diagnósticos tradicionais que privilegiam aspectos setoriais.
Mostrando que se faz necessário estabelecer os fundamentos de um modelo de gestão urbana para cidades médias da América Latina são apresentados os requisitos necessários para tanto. Por fim, o autor busca contribuir para uma Gestão Urbana Moderna, particularmente no que se refere às cidades médias, apontando limites e propostas de ações que levam em conta fatores como: sustentabilidade ambiental, qualidade de vida da população mais carente, efetiva participação dos cidadãos e das organizações e parcerias com o setor privado, ele apresenta, mesmo, programas específicos neste sentido.
Notas Bibliográficas
GALILEA, Sergio. Modelo de gestion urbana para ciudades intermedias en América Latina. CEPAL. 1994. 33 p. (UFRGS – biblioteca arquitectura)