Regionalização e Rede Urbana

Este texto contém uma discussão sobre Geografia e Planejamento, considerando os sentidos restrito e amplo da regionalização. O autor questiona se é possível encontrar uma explicação para a diferença entre intenção e realização do Planejamento a partir da análise das condições gerais dos desequilíbrios regionais. Ele problematiza aspectos elementares dos desequilíbrios regionais com ênfase na questão da concentração industrial e suas particularidades no sistema capitalista.

Apoiado em divisões dicotômicas ligadas a aspectos como: desenvolvimento, dominação e complexidade, presentes nas relações entre países capitalistas, o autor mostra como os chamados países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento apresentam níveis simples ou “complicados” de organização do espaço, de acordo com o tipo de dominação que sofrem. Dessa maneira, elabora um modelo que contém tipificações de uma região nacional e o compara aos casos de dois países: Costa do Marfim e Brasil. O primeiro, caracterizado por agudas disparidades regionais, seria um exemplo do que ele chama de simples no que se refere à organização do espaço, já o segundo constituiria o exemplo de um caso “complicado”, pois neste o processo de industrialização apresenta outros fatores que não um conjunto simples de produção e exportação a partir do impulso de investimentos externos.

Após mostrar limites e possibilidades do Planejamento o autor aponta algumas tendências relativas ao que chama de planejamento realista, este concebido como possibilidade de preparar as cidades de porte médio, localizadas a certa distancia da capital, para o novo sistema de localização da indústria e também aos novos aspectos de seu entorno. Embora o autor não faça referência direta às cidades médias, ele mostra elementos das questões regionais que podem influenciá-las.

Criticando a implantação de planejamentos que não são efetivamente executados, o autor finaliza mostrando a importância de se efetuar planejamentos regionais que aceitem as especificidades de cada região.

Notas Bibliográficas

ROCHEFORT, Michel. Regionalização e Rede Urbana. Caderno Prudentino de Geografia. Edição Especial Michel Rochefort. Presidente Prudente: AGB, n. 4, 1982, p. 7-27.