Plan Regulador Comunal como herramienta de Gestión para una ciudad intermedia

Este estudo analisa a atualização do Plan Regulador Comunal aplicado em Los Ángeles, uma cidade intermediária da região de Bio Bio, Chile, em 2006. O plano, que foi elaborado para orientar o crescimento durante trinta anos, não focalizou somente as necessidades da área urbana, mas a da totalidade do território comunal de Los Ángeles.

O autor apresenta as características morfológicas da cidade, destacando como o plano busca otimizar a ocupação das áreas intraurbanas e a disponibilidade de infraestrutura e redes de serviços. Deste modo, as diretrizes e potencialidades do plano são destacadas considerando características da cidade tais como morfologia, densidade e tipologia construtiva.

O autor mostra que mudanças no Plano Regulador devem ser realizadas por meio da participação popular, de acordo com as especificidades locais, considerando a legislação vigente no contexto das influências da dinâmica urbana, para tanto apresenta alguns procedimentos de mudanças considerados adequados.

Notas Bibliográficas

CARRASCO, Mauricio C. Plan Regulador Comunal como herramienta de Gestión para una ciudad intermedia. Los Angeles. Revista Urbano, mayo, año/vol. 11, número 017. Universidade del Bio Bio, Concepción, Chile. Pp.83-88. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=19801713&iCveNum=10029. Acesso em: 14 ago. 2009.