Em meio à apresentação de aspectos históricos do sistema urbano brasileiro, este texto traz a discussão das abordagens da evolução de pesquisas relacionadas às cidades médias e analisa diversas propostas e orientações políticas que fizeram parte dos debates sobre o tema nas últimas décadas do século XX.
As análises e argumentações desenvolvidas apóiam-se em revisão bibliográfica que inclui publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de alguns Ministérios brasileiros. Revisão esta que destaca o debate teórico em torno de propostas e abordagens direta ou indiretamente ligadas às cidades médias, tais como aménagement du territoire, reversão da polarização, tamanho urbano ótimo, metrópoles de equilíbrio e cidade média relais, tornando este primeiro capítulo, do Livro Cidades Médias Brasileiras, uma referência importante para os estudos sobre cidades médias.
O texto mostra as especificidades do surgimento do interesse de pesquisadores sobre o tema das cidades de porte médio e enfatiza como as contribuições das experiências francesas influenciaram as políticas ligadas às questões do desequilíbrio urbano-regional e interurbano relacionados às cidades médias.
Por outro lado, demonstra como as abordagens sobre as cidades de porte médio contribuíram para o Planejamento Urbano Regional durante a década de 1970 no Brasil. Os autores apresentam os limites e as potencialidades da relação entre o conhecimento acumulado sobre o tema e os efetivos projetos implantados. Nesse sentido, são listados vários fenômenos que influenciam as disparidades regionais e o desequilíbrio da rede urbana.
Quando especulam sobre o novo papel reservado à cidade média os autores destacam alguns fenômenos que parecem imprescindíveis para as abordagens sobre cidades médias no período mais recente e, a despeito destas novas características, eles reiteram que os interesses governamentais e acadêmicos sobre o tema, iniciados a partir das décadas de 1960/70, continuam relevantes.
Notas Bibliográficas
AMORIM FILHO; O. SERRA, R. V. Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA Rodrigo Valente. (orgs.). Cidades Médias Brasileiras. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=281. Acesso em: 05 fev. 2010.