O estudo faz parte de um conjunto de pesquisas sobre a evolução de características sociais e econômicas das cidades médias brasileiras e insere-se no projeto Crescimento econômico e Desenvolvimento Urbano. Neste texto, os autores buscam verificar quais as características estruturais que afetaram os desempenhos destas cidades, no que se refere ao crescimento econômico.
Foram pesquisadas 128 cidades médias do Brasil, entre 1970 e 1990. Por meio de técnicas como a análise de regressão chegou-se aos resultados relativos aos temas: dimensão demográfica, grau de industrialização, pobreza e distribuição de renda, gasto público, infraestrutura, nível educacional e dimensão do mercado. O critério utilizado para classificar as cidades médias foi o demográfico, optando-se pelo intervalo compreendido entre 100 mil e 500 mil habitantes em 1991.
O resultado obtido mostra que o conjunto de características escolhido foi extremamente relevante para explicar as diferenças de desempenho entre as cidades médias, além de permitir algumas correlações entre os aspectos exógenos e endógenos das mesmas.
Notas Bibliográficas
Andrade, Thompson Almeida; Serra, Rodrigo Valente. Crescimento econômico nas cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 1998. Textos para discussão n.592. p.1-25. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/pub/td/1998/td_0592.pdf
Acesso: 09 mar. 2009.