Itabaiana

A cidade de Itabaiana localiza-se no Agreste Sergipano a 55 km de distância de Aracaju, a capital do Estado de Sergipe. Segundo o IBGE, o povoamento da região inicia-se no final do século XVI, sendo que o primeiro aglomerado que deu origem ao arraial de Santo Antônio data do século XVII. A partir de 1675 inicia-se a construção da igreja Matriz de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, que em outubro do mesmo ano adquire a condição de freguesia. Em agosto de 1888, Itabaiana é elevada à condição de cidade.

Crédito: Divulgação

Na rede urbana sergipana, Itabaiana desempenha um papel de importância subregional, em função da sua proximidade com Aracaju. Entretanto, no seu entorno imediato, a cidade constitui o centro de referência, principalmente pelo comércio e a presença de instituições públicas e privadas (por exemplo, bancos privados), serviços (com destaque para o Hospital Regional e os campi da UFS e da UNIT) e a tradicional feira de Itabaiana. No estudo REGIC 2018 do IBGE, Itabaiana foi classificada como Centro Sub-regional A.

Nas primeiras décadas do século XXI, a cidade de Itabaiana tem passado por um intenso processo de transformação em função de quatro dinâmicas: 1) Produção de novos loteamentos – abertos – na cidade; 2) Produção de loteamentos fechados consolidando uma nova área de expansão; 3) Construção de conjuntos do PMCMV – faixa 1 – em área periférica e em descontinuo da malha urbana; 4) Inauguração em 2017 do primeiro shopping center da cidade com forte impacto na centralidade intraurbana e interurbana.

A população da cidade em 2010 alcançava 67.709 habitantes, enquanto que a população municipal chegava a 86.967 habitantes (projeção para 2020 do IBGE: 96.142 habitantes).

Artigo anterior
Próximo artigo

CIDADES MÉDIAS