Equipe
Conheça os pesquisadores que fazem parte do Recime. Estudos e produções sobre a organização do espaço de cidades médias.
Doralice Satyro Maia
CoordenadorGraduação em Geografia (Bacharelado) na Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994); doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000); pos-doutorado na Universidad de Barcelona (2007); no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ (2013) e no Instituto de Urbanística da Universidad de Valladolid (2022);. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.
William Ribeiro da Silva
CoordenadorDoutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos, para estudos de Pós-doutoramento, com bolsa do CNPq (2018-2019). É Professor Titular do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.
Maria E B Sposito
CoordenadorPossui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Presidente Prudente) (1977), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Rio Claro) (1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1991). Realizou pós-doutoramento na Université de Paris I - Sorbonne. Desenvolveu atividades acadêmico-científicas junto a diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Vitor Miyazaki
CoordenadorGraduado (2005), Mestre (2008) e Doutor (2013) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente. Desde 2009 é professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Campus Pontal, atuando no curso de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e no Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP. Também é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Jataí - UFJ.
Alexandre Sabino do Nascimento
Possui Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará,mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto de Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba - Campus I.
Antonio Henrique Bernardes
Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis. Graduação, Doutorado e estágio Pós-doutoral em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia. Há interesse nas áreas de Geografia Humanista, Geografia Cultural e relações virtuais.
Arthur Magon Whitacker
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente desenvolve atividades de docência, pesquisa e extensão junto ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia nessa mesma Universidade, lecionando em diversos cursos de graduação, no mestrado acadêmico e no doutorado.
Beatriz da Silva Martins
Licenciada e Bacharela em Geografia (UnB). Mestre em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território (Universidade do Porto). Doutoranda em Geografia (Universidade do Porto) e bolseira de investigação no projeto InPUT - Engaging Places and Communities for Inclusive Peri-Urban Transitions.
Beatriz Ribeiro Soares
Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia (Geografia Humana) também pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade Federal de Uberlândia e docente permanente nos cursos de pós graduação em Geografia e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.
Caline Mendes de Araujo
Possui Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. É Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, e Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Realiza pesquisas na área de Geografia Urbana e Ambiental; bem como pesquisas na área de Educação, com foco no Ensino de Geografia e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ademais, tem interesse e alguns estudos na área de Epistemologia da Geografia e Metodologia da Pesquisa em Geografia.
Camila Fujita
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora horista adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Camila Sissa Antunes
Possui doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC, mestrado em Antropologia Social também pelo PPGAS/ UFSC e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora colaboradora de Antropologia na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).
Carlos Augusto de Amorim Cardoso
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e Pós Doutoramento na Universidad de Barcelona e na Universidade do Estado do Rio Janeiro. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba.
Cleiton Ferreira da Silva
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2012), doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Presidente Prudente) em 2021. Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns.
Carlos Roberto Loboda
Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente. Atualmente é Associado Nível III do Curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEP) do (ICHPO).
Carlos Henrique Costa da Silva
Professor Titular do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar/Sorocaba. Foi Coordenador do PPGGeo/UFSCar Sorocaba entre 2017 e 2019 e Vice-Coordenador do PPGGeo/UFSCar/Sorocaba 2021-2024. É Doutor (2008), Mestre (2003), Licenciado (2002) e Bacharel (2000) em Geografia pela UNESP campus de Rio Claro. Realizou Estágio Pós-Doutoral (2012) no Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires com bolsa do CNPq. Entre 2019 e 2020 foi Pesquisador Visitante no Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa (Portugal). É Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Rede de Cidades Médias (INCT/CNPq/ReCiMe). Tem experiência e atuação na área da Geografia Humana, com especialização em Geografia Urbana, Econômica, do Comércio, do Consumo e do Turismo. As principais áreas em que pesquisa são: Geografia do Comércio e do Consumo, Geografia do Turismo, Geografia Urbana, Geografia Econômica, Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico.
Carme Bellet Sanfeliu
Catedrática de Geografía Humana en el departamento de Geografía y Sociología de la Universidad de Lleida. Su actividad investigadora ha sido reconocida por la CNEAI con cuatro sexenios. En su trayectoria profesional, o de investigación aplicada, destacan sus colaboraciones con ayuntamientos y consejos comarcales de la provincia de Lleida para el desarrollo de políticas municipales y territoriales.
Cássio Antunes de Oliveira
Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente (SP). É mestre e doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho,Campus de Presidente Prudente (SP). Realizou pós doutorado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho,Campus de Presidente Prudente (SP) (2016). Atualmente é professor - EBTT do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Aracruz.
Cleverson Alexsander Reolon
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Marechal Cândido Rondon, mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, câmpus de Toledo e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Presidente Prudente. Realizou estágio doutoral em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente é docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Cristian Gonzalo Henríquez Ruiz
Possui graduação em Geografia pela Pontificia Universidad Católica de Chile e doutorado em Ciencias Ambientales - Universidad de Concepción. Atualmente é professor auxiliar da Pontificia Universidad Católica de Chile.
Claudio Antonio Gonçalves Egler
Geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Realizou pós-doutoramento no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Buenos Aires. É pesquisador visitante emérito (FAPERJ) do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor visitante no Centro Panamericano de Estudios e Investigaciones Geográficas (CEPEIGE-Quito, Equador), Université Jean Moulin - Lyon III (Lyon - França), Ecole Normale Superieure (Paris - França) e Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (Paris - França) e professor visitante sênior na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com bolsa da CAPES e pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Atua preferencialmente nas áreas de Geoeconomia, Desenvolvimento Regional e Gestão do Território, tendo realizado estudos e pesquisas sobre a América do Sul, Nordeste Semi-árido, Zona Costeira e Marinha Brasileira e Impactos das Mudanças Climáticas.
Cristina Otsuschi
Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul em Chapecó.
Denise de Souza Elias
Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP),e doutorado em Geografia Humana também pela Universidade de São Paulo.Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / PP) e pela Université de Paris/LADYSS. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Diana Graciela Lan
Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, graduação em Licenciatura em Geografia - Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires e Mestrado em Ciências em Geografia pela Université de Montreal. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Nacional de La Plata. Atualmente é Diretora do Centro de Pesquisas Geográficas, que faz parte do Instituto de Geografia, História e Ciências Sociais (UNCPBA / CONICET) e professora ordinária da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires.
Denis Castilho
Possui Graduação (bacharelado e licenciatura), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com estágio doutoral na Universidad de Barcelona. É professor do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás, atuando nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura em Geografia e bacharelado em Ciências Ambientais) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo).
Doralice Sátyro Maia
Possui graduação em Geografia (Bacharelado) na Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina; doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidad de Barcelona e pós-doutorado Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.
Eduardo de Araujo da Silva
Doutorando em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Presidente Prudente (FCT - UNESP), sob a orientação do Prof. Dr. Márcio José Catelan, com pesquisa vinculada ao projeto temático "Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: Escalas, vetores, ritmos e formas", coordenado pela profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Graduado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - campus Poços de Caldas. Professor EBTT - Geografia no Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus Ibirama. Tem pesquisas sobre os temas: produção do espaço, segregação socioespacial, morfologia urbana e cidade média. Participa dos grupos de pesquisa: Estudos Interdisciplinares em Ciências Naturais do IF-Catarinense, GERES - Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais da UNIFAL e do GAsPERR - Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais da FCT - UNESP.
Ederson do Nascimento
Possui graduação (licenciatura e bacharelado) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágios de pós-doutorado em Geografia na UNICAMP e na Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Espanha). Atualmente, é Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Edilson Luis de Oliveira
Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou como professor efetivo na Universidade Estadual de Londrina por 23 anos (2002 - 2025) nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação (mestrado e doutorado). Aposentou-se em 2025 e atualmente mantém atividade como professor senior, ministrando disciplinas e orientações no PPGEO-UEL da Universidade Estadual de Londrina.
Edna Maria Jucá Couto Amorin
Possui graduação em Geografia-bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (2008), graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2010), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Urbana e Regional.
Eliana Alda de Freitas Calado
Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Autobiografia, Simone de Beauvoir, Memória, Identidade.
Eliane Melara
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), doutorado em Geografia (conceito 7) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e doutorado sanduíche em Geografia - Universitat de Lleida, Espanha (2015). Fez pós-doutorado no programa de pós-graduação em Geografia da UFRJ (2016-2019), e, desde 2019, é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense no Campus Angra dos Reis. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades Médias, reestruturação econômica e urbana, novos processos no mundo do trabalho, segregação e fragmentação socioespacial, centralidades e periferias urbanas, violência, insegurança urbana.
Eliseu Savério Sposito
Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1974), Mestre (1983) e Doutor (1990) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Presidente Prudente (1980-2019). Pós-doutor na Université de Paris I Sorbonne-Panthéon (1994-1996). Credenciado pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP (nota 7 CAPES). Professor Titular (2007), aposentado, e Emérito (2024) da UNESP. Professor Visitante da Universidade Federal de Uberlândia, Campus do Pontal, Ituiutaba (2019-2021), na Universidade de Salamanca (1998), na Universidade Estadual do Ceará (2014) e na Universidade Pedagógica de Moçambique. Estágios de investigação nas Universidades Paris-Dauphine (2009), Lleida (2012), Coimbra (2013) e Paris-Cité (2021-2022). Professor Titular aposentado da UNESP.
Elizangela Justino de Oliveira
Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período de Estágio de Doutorado-sanduíche no Exterior, na Universidad del País Vasco (UPV/EHU), Espanha. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestra em Turismo pela mesma Universidade. Foi Professora Substituta no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DGE/UFRN-Campus Natal), e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-Campus Cabedelo), no período de 2021 a 2022.
Everaldo Santos Melazzo
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e livre docência pela mesma instituição. É professor da Universidade Estadual Paulista - Unesp em Presidente Prudente, SP, junto ao Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Estevan Bartoli
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente com estágio ("sanduíche") na Universidade Ca´ Foscari de Veneza. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas - campus de Parintins.
Federico Alberto Arenas Vásquez
Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (1980) e doutorado em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Genebra (1988). Atualmente, é membro do corpo editorial da *Revista Ambiente y Desarrollo*, co-investigador na Pontifícia Universidade Católica do Chile, avaliador de projetos na Pontifícia Universidade Católica do Chile, docente na Pontifícia Universidade Católica do Chile, diretor do Instituto de Geografia UC da Pontifícia Universidade Católica do Chile, avaliador de projetos de pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e docente na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Flávia Aparecida Vieira de Araújo
Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado); Mestrado e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Águas Lindas de Goiás.
Francisco Maturana
Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, Mestre em Cidades pela Universidade de Toulouse e Doutor em Planejamento Territorial, Urbanismo e Dinâmicas do Espaço pela Universidade de Paris-Sorbonne. Suas áreas de pesquisa estão voltadas para o planejamento territorial e urbano, transição para a metropolização, cidades médias, problemáticas em sistemas urbanos e métodos quantitativos.. Atualmente é Professor Auxiliar da Universidad Alberto Hurtado.
Glauciana Alves Teles
É Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Geografia da UVA desde 2018. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia da UVA (2023-2025). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Geografia da UVA (2018 a 2022). É membro do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UVA. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia LAPEGEO e o Grupo de Pesquisa Geografia, Ensino e Formação Docente-GEFORD. Integra as redes de pesquisa Rede Brasileira de Cidades Médias - Recime, Rede Norte Nordeste de Pós-Graduação em Geografia – Rennegeo e Rede Nós Propomos! Coordena os seguintes projetos de pesquisa: Inovação, Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Urbano: uma leitura sobre a cidade de Sobral (CNPQ) e Desenvolvimento Urbano, Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CAPES/FUNCAP). Lidera na UVA o projeto de extensão: Nós Propomos! Educação geográfica, Inovação e Cidadania Territorial em parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território IGOT da Universidade de Lisboa. É Editora chefe da Revista Homem, Espaço e Tempo. Parecerista e Membro de vários periódicos brasileiros. Autora de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, livros organizados e capítulos de livros. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia urbana e Geografia econômica (indústria e inovação). No campo do Ensino de Geografia pesquisa sobre Formação inicial de professores de Geografia e Educação Geográfica.
Gonzalo Andrés López
Gonzalo Andrés López es Catedrático de Geografía Humana de la Universidad de Burgos y director del Grupo de Investigación Reconocido (GIR) “Estudios Geográficos y Análisis Territorial” (GEOTER). En el año 2004 fue galardonado con el PREMIO NACIONAL DE HUMANIDADES DE ESPAÑA de la Real Academia de Doctores.
Hélio Carlos Miranda de Oliveira
Possui bacharelado e licenciatura, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Atualmente é diretor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICH/UFU (2018/2021), docente do curso de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do ICH/UFU e Secretário Municipal de Planejamento de Ituiutaba/MG, gestão 2021/2024.
Ideni Terezinha Antonello
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1994), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Realizou aperfeiçoamento no Linstitut Des Hautes Études de Lamerique Latine Université de La Sorbonne, IHELA, França, mediante a categoria de doutorado "sanduíche"(CNPq.) Pós-doutoramento (2015) no IGOT- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES Processo 1660/14-4). Atualmente é Professora Associada do curso de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora CNPq - Bolsista de PQ2.
Iara Soares de França
Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Atualmente é professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES e docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Geografia/PPGEO, Nível Mestrado, da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.
Iara Rafaela Gomes
Possui Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é docente dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia da instituição em que trabalha como professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFC, Campus do Pici, Fortaleza.
Igor de França Catalão
Possui graduação pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou doutorado em cotutela em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Presidente Prudente, e pela Avignon Université, França. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades (Ciffyh) da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. Atualmente é Professor Associado de Geografia Humana da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde atua no curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo).
Jan Bitoun
Possui graduação em geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre (Licence 1970, Maitrise 1971) e pós-graduação em Geografia Humana e Organização do Espaço na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (Doutorado, 1981). Foi Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, de 1979 até a aposentadoria em agosto de 2018, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação que coordenou (1984-1992; 2004-2008). Recebeu em dezembro de 2020 o título honorífico de Professor Emérito da UFPE.
Jaqueline Bonardi
Arquitecta egresada de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo (UNT) y becaria doctoral CONICET. Estudiante del Doctorado en Ciencias Sociales (orientación Geografía) en la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Tucumán (UNT). Su tesis doctoral aborda la desigualdad residencial y las políticas públicas en el aglomerado Gran Santiago del Estero-La Banda, una ciudad intermedia del noroeste argentino, durante el período 2000-2020. Desarrolla su trabajo en el Instituto de Investigaciones Territoriales y Tecnológicas para la Producción del Hábitat (INTEPH, UNT-CONICET).
Josep Maria Llop Torné
Josep Maria Llop-Torné é Diretor da Cátedra UNESCO da Universidade de Lleida (Catalunha – Espanha) sobre “Ciudades Intermedias-Urbanización y Desarrollo”. É Arquiteto e Urbanista desde 1974, pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona - Universidad Politécnica Cataluña (ESTAB-UPC). Foi Diretor de Urbanismo da cidade de Lleida entre 1979-1987, Diretor e Coordenador de Urbanismo de Barcelona entre 1988-1991, antes dos jogos olímpicos de 1992, bem como Diretor de Urbanismo e Meio Ambiente de Lleida, entre 1991-2003. Foi Presidente da Agrupación de los Arquitectos Urbanistas de Cataluña de 1989 a 2001. É professor da Universidade de Lleida, da ESTAB-UPC e de outras universidades, onde tem orientado estudantes de mestrado e pós-graduados.
José Alberto Rio Fernandes
Possui licenciatura em Geografia pela Universidade do Porto (1980), mestrado em Geografia pela Universidade de Coimbra (1985) e doutoramento em Geografia Humana pela Universidade do Porto (1993). É Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2004. Coordena o Curso de Doutoramento em Geografia da Universidade do Porto e o Grupo "Cidades e Desenvolvimento do Território" do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT).
Josefina Ines Di Nucci
Possui graduação em Geografia (Professora e Licenciada) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires. Doutora em Geografia pela Universidade Nacional do Sul. É Pesquisadora Adjunta do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET), com local de trabalho no Instituto de Geografia, História e Ciências Sociais (IGEHCS). É professora titular do Departamento de Geografia dessa universidade e docente do Doutorado em Geografia (UNLP). Atualmente, é diretora do Centro de Investigações Geográficas e da revista *Estudios Socioterritoriales* (CIG-FCH-UNICEN).
Josias de Castro Galvão
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é consultor da Comissão Pastoral da Terra, professor do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba e Professor Titular do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba.
Josimar dos Reis de Souza
Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Docente no Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no nível Técnico, nas Engenharias de Automação e de Minas e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
Juan Cruz Rodrigues Días
Antropólogo egresado de la Facultad de Humanidades (UNSa) y becario doctoral de CONICET. Estudiante del Doctorado en Ciencias Sociales (orientación geografía) en la Facultad de Filosofía y Letras (UNT). Tesis doctoral:“Configuración territorial del periurbano del aglomerado Gran San Miguel de Tucumán. Luchas de poder y representaciones sociales durante el período 1990-2023”. Desarrolla su trabajo en el Instituto de Investigaciones Territoriales y Tecnológicas para la Producción del Hábitat (INTEPH, UNT-CONICET).
Juçara Spinelli
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura/Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo - Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Produção do Espaço Urbano-regional da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim, RS.
Lincoln da Silva Diniz
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. É Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado I T-40 DE no Curso de Geografia e Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Campina Grande.
Luis Renato Bezerra Pequeno
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo FAU-USP, mestrado em Planejamento de Infraestruturas - Universitaet Stuttgart / DAAD, doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela PUC-SP. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo + Design e colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia (UFC).
Luis Santos y Ganges
Luis Santos y Ganges (1962) fue ferroviario en activo de 1979 a 2000, Licenciado en Geografía por la Universidad de Valladolid (1988), Diplomado en el III Curso General de Transportes Terrestres de la Fundación de los Ferrocarriles Españoles (1989), Especialista universitario en ordenación del territorio por el XV Curso de Postgrado de Ordenación del Territorio a cargo de Fundicot (1990), Diploma por el I Curso de Postgrado sobre Planeamiento Urbanístico de la Universidad Autónoma de Madrid (1991), Doctor cum laude en Urbanismo por la Universidad de Valladolid con una tesis sobre el ferrocarril en la ciudad (2002) y Doctor cum laude en Historia por la Universidad de Burgos con una tesis sobre historia industrial (2015).
Natalia Daniela Soares Sá Britto
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), no âmbito do projeto temático Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos e formas (FragUrb), com pesquisa sobre mercado de terras urbanas e produção da habitação em diferentes formações socioespaciais. Atualmente é professora do Departamento de Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nas áreas de planejamento urbano e territorial, estudos de regionalização e ocupação do espaço urbano e rural
Luciana Medeiros de Araújo
Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora na Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, vinculada à Unidade Acadêmica de Geografia, Cajazeiras (PB).
Marcos Paulo Ferreira de Góis
Marcos Paulo Ferreira de Góis é Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estudos em Geografia Humana/Urbana e período sanduíche na University of California - Berkeley. Atualmente, é Professor Adjunto na UFRJ (desde 2018) e tem experiência anterior como docente na Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua atuação profissional e publicações se concentram majoritariamente em temas de Geografia Urbana, com destaque para a pesquisa sobre vida noturna e paisagens turísticas (sendo autor dos livros Cidades Insones e Paisagens Luminosas e Cenários Noturnos), e a relação entre espaços públicos, sociabilidade e política urbana. Leciona, principalmente, disciplinas de Teoria da Geografia e Geografia Cultural tanto na graduação quanto na pós-graduação. Coordena orientações em todos os níveis (IC, Mestrado e Doutorado) e, na esfera administrativa, foi Chefe do Departamento de Geografia da UFRJ (2022-2024), além de ser pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas Território e Cidadania e Editor da revista Espaço Aberto (PPGG-UFRJ).
Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli
Possui graduação em Geografia, mestrado em Geografia e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da UEMS/Unidade Universitária de Campo Grande.
Maria José Martinelli Silva Calixto
Possui Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Presidente Prudente, Mestrado e Doutorado pela mesma Instituição. Também possui Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pela UNESP - Campus de Presidente Prudente. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado e Doutorado - da mesma Instituição.
Maria Encarnação Beltrão Sposito
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus Presidente Prudente, mestrado em Geografiapela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na Université de Paris I - Sorbonne. Desenvolveu atividades acadêmico-científicas junto a diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Márcio José Catelan
Possui Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Presidente Prudente/SP com estágio de doutorado-sanduiche na Universitat de Lleida/Catalunha/Espanha. Licenciatura e Bacharelado em Geografia também pela UNESP/Câmpus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, câmpus de Ourinhos, e do Programa de Pós-Graduação em Geografia em Geografia da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Presidente Prudente/SP.
Marcelo Paiva da Motta
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é geógrafo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Faz parte da Coordenação de Geografia (CGEO) do IBGE, onde trabalha na gerência de Redes e Fluxos do Território. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em rede urbana, teoria das localidades centrais, teoria dos fluxos centrais, regiões de influência de cidades e redes técnicas. Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Geografia.
Márcio Douglas Brito Amaral
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - Nucleo de Altos Estudos Amazonicos e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Em 2014 desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e diretor da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA.
Mariana Rabêlo Valença
Possui dupla graduação em Geografia: Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco e Licenciatura Plena em pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte.
Matilde Malizia
Possui doutorado em Ciências Sociais (geografia) pela Universidad Nacional de Tucumán. Atualmente é pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional.
Michel de Melo Lima
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Geografia na linha Gestão Urbana e Regional, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), de natureza interdisciplinar, em Ciências (Desenvolvimento Socioambiental),no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (Unama).
Oscar Alfredo Sobarzo Miño
Possui graduação em Geografia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/PP). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia (DGEI) da Universidade Federal de Sergipe no Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana.
Oswaldo Bueno Amorim FIlho
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Geografia pela Université de Bordeaux III. É professor titular aposentado da UFMG. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Pablo Sarricolea Espinoza
Professor da Universidad de Chile. Possui doutorado em Doutorado na Universidade de Barcelona pela Universitat de Barcelona(2012). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.
Robson Santos Dias
Possui graduação em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense, mestrado em Geografia e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor titular do Instituto Federal Fluminense, atuando nos campi Cabo Frio e Macaé, onde integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Também é pesquisador do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo.
Rodrigo Gavioli Diniz
Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado (2020) em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre (2022) em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Ambiente, Sociedade e Geotecnologias (GEPAG) vinculado a UEM. Realiza estágio doutoral em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa. Desenvolve trabalhos na área de Ensino de Geografia e Geografia Econômica, em especial, analisando os jogos eletrônicos no território brasileiro, Economia Criativa, Economia brasileira e Geografia da indústria.
Paula Dieb Martins
Possui graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa INCT Observatório das Metrópoles - Núcleo Paraíba (UFCG), à ReCiMe - Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias e ao Grupo de Estudos Urbanos (UFPB). Tem investigado urbanização, produção imobiliária, projeto e planejamento da paisagem. Entre 2020 e 2022, atuou como professora do Instituto Federal da Paraíba. É professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.
Regina Helena Tunes
Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutora pelo Programa de Geografia Humana da USP, atuando especialmente na pesquisa voltada para a Geografia Econômica e Geografia Regional. Realizou estágio de pós-doutoramento atuando como Pesquisadora Visitante no Departamento de Geografia da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE - FAPERJ) e Produtividade em Pesquisa (CNPq, nível C). Editora-Chefe do periódico GeoUERJ (Qualis A1).
Rogério Leandro Lima da Silveira
Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu Pós-Doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor titular e pesquisador do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Rizia Mendes Mares
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2011), Mestra (2016) e Doutora (2022) em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Pós-Doutorado em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus I Salvador (2024). Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco - UPE – Campus Petrolina.
Rosa Salete Alba
Possui licenciatura em Estudos Sociais Pela Fundeste, Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo, Pós-graduação (Lato Sensu) em História e Historiografia do Brasil República pela PUC. Possui também Pós-Graduação (Lato Sensu) em Docência na Educação Superior pela Unochapecó e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
Possui graduação em Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Direito e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Na mesma universidade tornou-se Especialista em Análise Geográfica Aplicada à Amazônia e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Doutorou-se em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e concluiu Pós-Doutorado em Políticas Urbanas no Institut des Hautes Études de l´Amérique Latine (Université Paris III/Sorbonne Nouvelle) e em Geografia Regional na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.
Santiago Linares
Posee graduación en Geografía (Profesor), Maestría en Teledetección y Sistemas de Información Geográfica por la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA) y Doctor en Geografía por la Universidad Nacional del Sur (UNS). Es Investigador Adjunto del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) de Argentina con lugar de trabajo en el Instituto de Geografía, Historia y Ciencias Sociales (IGEHCS) dependiente de CONICET-UNCPBA. Es docente titular del Departamento de Geografía de la Facultad de Ciencias Humanas (UNCPBA).
Sergio Aparecido Nabarro
Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO-UEL). Professor visitante no Institut de Géographie da Université Paris 1 (Sorbonne - França) mesma universidade onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre campesinato e questão agrária na obra de Jacques Élisée Reclus. Membro das redes internacionais Geocrítica (Barcelona - Espanha), Géographie-Cités (Paris - França), Territorios Possibles, Praxis e Transformación (La Plata - Argentina) e Grupo Internacional de Pesquisa-Ação-Participativa - GIPAP (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e México). Parecerista das revistas internacionais: Scripta Nova, Biblio 3W e Ar@cne, e das revistas brasileiras: GeoUsp: espaço e tempo (USP), Boletim Goiano de Geografia (UFG), Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Geografia (UEL), Caderno de Geografia (PUC-Minas) e Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas. Tem experiência nas áreas de Geografia Agrária, História do Pensamento Geográfico, Teoria e Método em Geografia, Geografia Regional e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais, reforma agrária, conflitos territoriais, movimentos sociais, políticas públicas, desenvolvimento rural, neoliberalismo, recriação camponesa no capitalismo, modos de vida tradicionais, Geografia, Ideologia, Oralidade e Discurso, Geografia e História Oral de Vida, neoliberalismo.
Samarane Fonseca de Souza Barros
Tatiana Schor
Possui graduação em Economia, mestrado em Geografia (Geografia Humana) e doutorado em Ciencia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY -USA. É professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Tomás Antonio Moreira
Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - Brasil. PhD em Estudos Urbanos, pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Mestre em Ciências Aplicadas - orientação Habitat e Desenvolvimento, pela Université Catholique de Louvain - Bélgica. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil. Realizou estágio pós-doutoral na Escuela Técnica Superior de Arquitectura (ETSA) da Universidad de Sevilla - Espanha e no Laboratoire Interdisciplinaire pour la Sociologie Economique (LISE) do Conservatoire National des Arts et Métiers - França.
Vicente Aprigliano Fernandes
Possui graduação (Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes pela COPPE / UFRJ e Doutorado em Geografia Humana pela Universität Tübingen, Tuebingen, Alemanha. Realizou um pós-doutorado na Pontificia Universidad Catolica de Chile no Centro de Desarrollo Urbano Sustentable, em Santiago, Chile. Atualmente é professor associado no Instituto de Geografia da Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso (PUCV), em Valparaíso, Chile.
Virgínia Célia Cavalcante de Holanda
Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Vitor Koiti Miyazaki
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente. Desde 2009 é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, atuando no curso de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e no Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP.
Wagner Barbosa Batella
Possui Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela PUC-MG, Mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela PUC-MG e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Presidente Prudente. É professor do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFJF.
Wagner Vinicius Amorim
Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) e Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP e Doutorado em Geografia na mesma universidade. Atualmente é Professor Adjunto junto aos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e ao Programa de Pós-graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de atuar pela Universidade Aberta do Brasil (UAB UECE) como professor formador.
William Ribeiro da Silva
Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos, para estudos de Pós-doutoramento, com bolsa do CNPq (2018-2019). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.
Wilma Guedes de Lucena
Possui graduação em Geografia pelas Faculdades Integradas de Patos (2011), mestrado (2014) e doutorado (2020) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Geografia Urbana; e, Geografia Econômica, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Política Urbana e Habitacional; Desigualdades socioespaciais; Mercado Imobiliário e Economia Política da Urbanização e Financeirização. É membro do Grupo de Estudos Urbanos (GeUrb) sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Grupo de Estudos do Capital (GECA) sediado na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, na Unidade de Carangola - MG.
Winston Kleiber de Almeida Bacelar
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós doutorado pela Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos cursos de Graduação em Saúde Coletiva e pesquisador/professor do programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador/IG/UFU (PPGAT).











