A ReCiMe agora é um INCT

Início das atividades

Em novembro de 2025 foi iniciado formalmente o projeto de criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, com o projeto intitulado: Urbanização contemporânea e cidades médias brasileiras, sob coordenação do professor William Ribeiro da Silva (Laget/UFRJ) e da Professora Doralice Sátyro Maia (UFPB), com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERJ.

O Projeto visa analisar novos rumos da urbanização brasileira indicam uma maior e mais densa incorporação do território nacional, com a consolidação de redes urbanas que operam por meio de hierarquias e heterarquias que intensificam reestruturações espaciais, novos problemas e novos desafios para a pesquisa e para o planejamento. Assim, o ritmo da urbanização brasileira tem sido mais expressivo no estrato das cidades médias, conforme demonstra o Censo (2022) e a Regic (2018), do IBGE. Desta maneira, a Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), de abrangência nacional e internacional, propõe a criação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para evidenciar sobre a participação das cidades médias e suas influências regionais na urbanização brasileira contemporânea. Para tanto, buscar-se-á analisar, por meio de 25 núcleos institucionais nas diferentes regiões brasileiras – em parceria direta com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com relação próxima com as prefeituras municipais e órgãos de planejamento local e regional – os agentes econômicos e as espacialidades das atividades relacionadas à difusão de comércio e serviços, à industrialização, ao agronegócio e aos extrativismos que envolvem 48 cidades médias e suas regiões de influência, em 17 unidades da federação. Espera-se, assim, que o conhecimento científico produzido e publicado possa fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas e auxiliar o planejamento nas diferentes esferas administrativas brasileiras contribuindo para a melhoria das condições de vida e a promoção da igualdade e da inclusão social.

Reuniões iniciais

Em dezembro foi realizada a primeira reunião geral do INCT/ReCiMe e contou com a participação dos coordenadores dos núcleos do INCT, dos coordenadores dos temas investigados e dos demais pesquisadores, membros da equipe. A reunião foi divida em três sessões: reunião do Comitê gestor, em que se elaborou uma agenda de trabalho para os primeiros seis meses do instituto e diretrizes para a distribuição de recursos e bolsas; reunião dos coordenadores das cidades pesquisadas, em que foram apresentadas as etapas de pesquisa e nível de conhecimento de cada uma e as questões prementes para a investigação e, por fim, a reunião dos temas de investigação do INCT, com a apresentação e debate inicial dos temas que serão investigados com vistas à construção metodológica e refinamentos.

Para desfecho e avanços seguintes, passou-se a elaborar planilhas sistematizadas para avaliação primária de cada cidade pesquisada, bem como, suas questões urbano-regionais, aspectos econômicos, demográficos e nível de avanços de pesquisas pretéritas e para detalhamentos e refinamentos teórico-metodológicos dos temas da investigação, tendo como meta avanços para o mês de fevereiro de 2026, já organizando a reunião geral da equipe que será realizada, na UFRJ, entre os dias 27 e 31 de julho de 2026, que contará com a presença dos membros da equipe nacional e interlocutores internacionais.

Divulgação Científica

Como divulgação científica dos resultados parciais da pesquisa conjunta, traçou-se a meta de publicação de séries de vídeos no canal de YouTube da ReCiMe .

Tendo início com um vídeo geral da pesquisa [ver o vídeo] que terá seguimento com vídeos sobre as cidades pesquisadas em concomitância com questões temáticas e teórico-conceituais ou metodológicas, com vocabulário e estéticas apropriadas ao grande público interessado nas problemáticas urbanas.