Campina Grande

Paraíba, Brasil | População: 411.817 habitantes (est. 2020)

Campina Grande, segunda cidade na hierarquia urbana da Paraíba, está situada no planalto da Borborema, em uma altitude de 555 metros. No Censo de 2010 possuía 367.278 habitantes (Censo Demográfico, IBGE, 2010). Já na estimativa populacional de 2020, o município apresenta 411.817 habitantes.

Campina Grande – Açude Velho
Foto: AsCom Prefeitura Campina Grande

A sua origem dá-se de um aldeamento indígena que depois se torna pouso de tropeiros, local de descanso para as tropas de burros que levavam mercadorias e para os que conduziam o gado. Em 1864 é elevada à cidade. Localiza-se no Agreste da Paraíba, em área de transição e de passagem do Litoral para o Sertão. Apesar de ter se constituído entreposto comercial principalmente de gado e farinha desde a sua origem ainda no século XVIII, ela apresenta crescimento lento até o início do século XX, quando é implementada a ferrovia. O maior crescimento econômico e expansão urbana corresponde ao período do apogeu da cultura algodoeira nas primeiras décadas do século XX até os anos 1950. Na história da cidade, o período de 1935 a 1945 é marcado pela reforma urbanística que tem como propósito atribuir uma nova forma à cidade, a da cidade “moderna”. Assim, consonante com o período, a maior parte dos edifícios da área central são substituídos por outros com arquitetura art decó.

A cidade de Campina Grande caracteriza-se pela importância econômica e pela centralidade apresentada na rede urbana do estado da Paraíba, bem como da região Nordeste. O estudo das regiões de influência realizado pelo IBGE, o Regic, classificou-a como capital regional C em 2020. Campina Grande integra a região de influência da metrópole Recife, estando também relacionada com a Capital Regional A, a cidade de João Pessoa. Constitui-se centro de referência para os municípios de diferentes regiões do estado da Paraíba: Brejo, Agreste, e Cariri. (IBGE, 2020).

Na cidade encontra-se a sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) dada à política governamental através da SUDENE, como também as sedes principais da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba. Os serviços de educação superior promove um fluxo de convergencia, principalmente em função dos cursos da área de tecnologia. A sua expansão tem se destacado nos últimos anos, impulsionada por políticas governamentais como o Programa Minha Casa Minha Vida, mas também pela forte atuação do setor imobiliário e comercial.

Confira Campina Grande na PGI.

Campina Grande e Londrina. Denise Elias
Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beatriz Ribeiro Soares
(Org.) – 2013.
https://drive.google.com/file/d/0B3RpgURSCRCbNWVJM2h0Zk1kMnM/view

Tese

ARAÚJO, Caline Mendes de. “Áreas de risco” e problemáticas socioambientais: uma reflexão sobre a produção e apropriação do espaço urbano em Campina Grande (PB). 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36813

Dissertações

COSTA, Leonardo Barboza da. Estruturação da cidade de Campina Grande: as estratégias e intencionalidade do mercado imobiliário. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFPB, 2013.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5821?locale=pt_BR

SOUZA, Sonale Vasconcelos de. Relação cidade-campo: permanência e recriação dos subespaços rurais na cidade de Campina Grande-PB. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5823?locale=pt_BR

SILVA, Rafaela Fernandes e. A relação cidade-campo em Campina Grande a partir da produção do algodão colorido. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5796?locale=pt_BR

LIMA, Yure Silva. A política habitacional em Campina Grande. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5801?locale=pt_BR

Artigos

MAIA, Doralice Sátyro. A Periferização e a Fragmentação da Cidade: loteamentos fechados, conjuntos habitacionais populares e loteamentos irregulares na cidade de Campina Grande-PB, Brasil. Scripta Nova (Barcelona), v. XIV, p. 1-15, 2010.

MAIA, Doralice Sátyro. Habitação popular e o processo de periferização e de fragmentação urbana: uma análise sobre as cidades de João Pessoa-PB e Campina Grande-PB. Revista Geosul, v. 29, n. 58, jul./dez. 2014, p. 89 – 113.

SÁTYRO MAIA, Doralice; OLIVEIRA, Elizangela J. . As ferrovias no Nordeste brasileiro: uma análise da centralidade interurbana e regional de Campina Grande – PB (Brasil). TST TRANSPORTES, SERVICIOS Y TELECOMUNICACIONES, v. 38, p. 97-123, 2019.

 

Próximo artigoChapecó

CIDADES MÉDIAS