Cidades médias: agentes econômicos e reestruturação urbana e regional

A presente proposta é resultado de um processo de trabalho coletivo que se desenvolve entre pesquisadores interessados no estudo sobre as cidades médias no Brasil. Esta pesquisa possibilitou a consolidação da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), por meio do levantamento de dados, informações e da realização dos trabalhos de campo em nove cidades brasileiras, numa primeira etapa de trabalho, sendo que, na segunda etapa, mais cinco cidades foram incluídas, além de duas chilenas e uma argentina.

A pesquisa tem como metas mais amplas: a) a consolidação dos programas de pós-graduação aos quais pertencem os pesquisadores da rede; b) o adensamento da reflexão teórica sobre a noção de cidade média e c) a ampliação dos conhecimentos sobre cidades médias, em diferentes regiões brasileiras.

No Brasil, entre 1940 e 1980, deu-se verdadeira inversão quanto ao lugar de residência da população brasileira, caracterizando a denominada passagem do Brasil Rural para o Brasil Urbano. Com a expansão dos sistemas de objetos voltados a dotar o território de fluidez para os investimentos produtivos, os fatores locacionais clássicos são redimensionados, ocorrendo uma verdadeira descentralização da produção, acirrando a divisão social e territorial do trabalho e das trocas intersetoriais, resultando em redefinições regionais e urbanas de várias naturezas e magnitudes.

Os antigos esquemas utilizados para classificar a sua rede urbana, as divisões regionais, as regiões metropolitanas, que até hoje são empregados pelos institutos oficiais de pesquisa do país, encontram-se, em parte, ultrapassados, necessitando de uma revisão que dê conta da complexidade da realidade atual. Acreditamos que um dos caminhos para avançar neste sentido pode se dar pelos estudos sobre as cidades médias.

Como fundamentos de método, impõe-se a escolha de temáticas com as quais seja possível reconhecer a especificidade do novo e sua definição estrutural e funcional; as combinações com os fatores herdados e o seu movimento de conjunto, governado pelos fatores novos, exógenos ou endógenos e, também, os ritmos de mudanças sociais e territoriais e suas combinações. Assim, como estratégia de ação, agrupamos os temas e processos inerentes à pesquisa em quatro grupos: difusão da agricultura científica e do agronegócio; descentralização espacial da produção industrial; difusão do comércio e dos serviços especializados; aprofundamento das desigualdades socioespaciais.

Da mesma forma, as variáveis e indicadores estão reunidos em quatro grupos principais: ramos de atividades econômicas representativas da atuação dos novos agentes econômicos; equipamentos e infra-estruturas; dinâmica populacional e mercado de trabalho; condições da moradia, processos de planejamento e instrumento de gestão. Como objeto de análise, selecionou-se algumas cidades representativas para os avanços que se quer realizar: Campina Grande (PB), Chapecó (SC), Dourados (MS), Itajaí (SC), Londrina (PR), Marabá (PA), Mossoró (RN), Marília (SP), Parintins (AM), Passo Fundo (RS), Resende (RJ), São José do Rio Preto, Teófilo Otoni (MG) e Uberlândia (MG), no Brasil; Chillán e Los Ángeles, no Chile e Tandil, na Argentina. O recorte temporal abarca a década de 1980 até o presente.

Coordenadores:

Denise Elias e Maria Encarnação Beltrão Sposito (2007 a 2009) Doralice Sáytiro Maia e Carlos Augusto Amorim (2009 a 2011)

Equipe:

Arthur Magon Whitacker
Beatriz Ribeiro Soares
Carlos Augusto de Amorim Cardoso
Cristian Gonzalo Henríquez Ruiz
Denise de Souza Elias
Doralice Sátyro Maia
Eliseu Savério Sposito
Everaldo Santos Melazzo
Federico Alberto Arenas Vásquez
Francisco Antonio dos Anjos
José Aldemir de Oliveira
José Irineu Rangel Rigotti
Julio Cesar Ramires
Lisete Terezinha Assen de Oliveira
Luis Renato Bezerra Pequeno
Mara Lúcia Falconi Da Hora Bernardelli
Marcos Kazuo Matushima
Maria Encarnação Beltrão Sposito
Maria José Martinelli Silva Calixto
Nagela Aparecida de Melo
Oscar Alfredo Sobarzo Miño
Oswaldo B. Amorim Filho.
Rafaela Vieira
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
Sergio Fernandes Alonso
Tatiana Schor
Vitor Ribeiro Filho
Wagner B. Batella
William Ribeiro da Silva