EIXOS TEMÁTICOS
Mercado imobiliário e produção da habitação
Questões fundamentais a serem enfrentadas
Eixo que busca compreender as especificidades da produção e do consumo imobiliário e da habitação nas cidades médias, identificando os agentes sociais e econômicos envolvidos na produção da casa e da cidade; as lógicas econômicas das empresas e práticas espaciais dos citadinos, bem como, os arranjos espaciais resultantes através da estruturação e reestruturação da cidade na escala das cidades médias. Em especial, este eixo dedica-se a analisar os processos desencadeados pela produção imobiliária via Estado e via mercado a partir da compressão da dinâmica do preço da terra urbana ao longo do tempo, sua diferenciação seletiva e as interfaces com a produção e consumo da habitação em suas seletivas resultantes espaciais, novos produtos imobiliários (tais como shopping centers, espaços residenciais fechados e empreendimentos da política habitacional para segmentos de menores rendas).
Objetivos neste Eixo
Compreender o papel da produção da terra urbana seja como ramo econômico com peso significativo na economia destas cidades médias e, ao mesmo tempo seu papel na produção de desigualdades socioespaciais;
Identificar e compreender as ações dos agentes econômicos que sobre ela atuam a partir de processos cada vez mais complexos e interescalares;
analisar as diferentes localizações dos empreendimentos habitacionais públicos e as tipologias produzidas pelo mercado em sua inserção urbana, verificando o peso do ambiente construído no passado e as tendências que criam para o futuro e avaliar as trajetória de desigualdades, seus velhos e novos componentes no que diz respeito ao acesso à habitação e à cidade.
Procedimentos metodológicos
A produção da literatura acadêmica sobre dinâmicas imobiliárias e da produção e consumo da habitação e da cidade tem crescido nos últimos anos.
Portanto, a busca, identificação, leitura e sistematização de dados e informações já existentes constituirá etapa primeira e fundamental, inclusive com a identificação de fontes de dados que possam ser acionadas para sua atualização. Será realizada a busca e sistematização, em cada cidade, da legislação urbanística local e bases de dados numéricos e cartografia necessária para identificar processos de expansão territorial urbana e produção imobiliária.
No mesmo sentido, dados do IBGE, Fundação João Pinheiro, Ministério das Cidades etc. e de instituições estaduais ou municipais serão devidamente compilados e organizados. Serão ainda elaborados/atualizados séries de dados sobre preços da terra urbana (e sobre a produção imobiliária referente a diferentes segmentos de renda) a partir de anúncios imobiliários.
Não menos importante, serão realizadas entrevistas com membros do poder público local e com agentes econômico-imobiliários mais atuantes em cada cidade.
Produção