Sobre a Recime

Uma rede que congrega pesquisadores de diferentes países interessados na temática da produção e da organização do espaço de cidades médias.

ACESSE O DIRETÓRIO DO CNPq

Workshop Recime, Rio de Janeiro.

O RECIME é uma rede que congrega pesquisadores de diferentes países interessados na temática da produção e da organização do espaço de cidades médias em diferentes sítios e posições geográficas. A rede possui atualmente 59 pesquisadores, de 35 instituições distintas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Espanha e de Moçambique.

Muitas publicações conjuntas em livros e artigos foram e são realizadas e, gradativamente, vêm constituindo um material acumulado que representa importantes avanços no debate acadêmico e na formulação de políticas públicas.

São realizadas reuniões periódicas, presenciais ou remotas, em forma de workshops ou em congressos. A ReCiMe já realizou quatro eventos intitulados “Simpósio Internacional sobre Cidades Médias - CIMDEPE”, no formato itinerante: Presidente Prudente (2005), Uberlândia (2006), Rio de Janeiro (2015) e Villarrica/Santiago (2021), este último, excepcionalmente, de forma remota em decorrência da pandemia Covid-19.

Primeiro Workshop da ReCiMe, 2006.

Reunião da ReCiMe durante o ENANPEGE em São Paulo, 2018.

A Rede de Pesquisadores sobre Cidade Médias foi criada formalmente no ano de 2006, sob coordenação das Professoras Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP) e Beatriz Ribeiro Soares (UFU), reunindo pesquisadores interessados em sistematizar e debater pesquisas sobre as cidades médias.

Partiu-se de um contexto em que se percebeu que havia uma hegemonia da literatura sobre pesquisas urbanas baseadas em pesquisas em áreas urbanas metropolitanas, em especial no Brasil, onde historicamente houve uma concentração das universidades nas metrópoles e capitais de estados, amplamente localizadas na faixa litorânea.

Workshop ReCiMe em Juiz de Fora, 2017.

Nesta perspectiva, buscou-se associar as pesquisas e os pesquisadores interessados nesta temática até então não priorizada pela produção acadêmica e foi organizado um grande projeto unificador, por meio do Edital do CNPq Casadinho (2007), sob liderança das professoras Denise Elias (UECE) e Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP), envolvendo pesquisadores de todas as regiões brasileiras, estudando 20 cidades no Brasil, na Argentina e no Chile.

Workshop Remoto ReCiMe, 2020.

Este projeto foi continuado por meio de novo edital Casadinho do CNPq (2009), desta vez liderado por Doralice Sátyro Maia (UFPB) e Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP), dando sequência às pesquisas sobre as cidades e iniciando as análises e reflexões temáticas. Nesta mesma esteira, a rede reuniu esforços para renovar a pesquisa em novo edital Casadinho (2012), liderado por Maria José Martinelli Calixto (UFGD), Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP) e William Ribeiro da Silva (UFRJ), avançando nos recortes temáticos e incorporando novas cidades e pesquisadores. E, finalmente, a equipe conseguiu dar prosseguimento com um outro projeto unificador por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESq PB - 2018), liderado por Doralice Sátyro Maia (UFPB).

NOTÍCIAS

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES