Com a instalação da CSN, inaugurada em 1946 em Barra Mansa, favorecia o início de uma industrialização ao longo dos eixos viários, buscando maior integração com o estado de São Paulo e Minas Gerais. A instalação da CSN passa a reescrever a história da produção industrial na região do Médio Vale do Paraíba, baseada em investimentos estatais, especialmente em rodovias, e consolidação dos setores metalúrgicos e siderúrgicos.

Na década de 1970, o governo federal investe novamente no estado, e um dos locais privilegiados novamente é a região do Médio Paraíba com ampliação da CSN, ao longo da BR 116, beneficiando não só o município de Volta Redonda, mas também Barra Mansa e Resende, no que tange os setores metalúrgicos e químicos.
Em 1973, a CSN foi declarada como interesse de segurança nacional, e até 1985 o prefeito da cidade era indicado pelo Presidente da República. Desde a década de 1990, outros setores começam a se instalar na região, especialmente nos municípios de Resende, Porto Real e Piraí. Percebeu-se o desenvolvimento do setor automobilístico, extração de petróleo e gás, e tecnologia, além disso, ocorreu também a privatização da CSN em 1993.
Esse processo de reestruturação industrial na região do Médio Vale do Paraíba estendeu-se para uma reorganização do espaço das cidades, espacialmente Resende e Volta Redonda. Novos empreendimentos imobiliários passaram a se instalar nessas cidades, provocando processos de policentralidade urbana e fragmentação socioespacial. Além disso, Volta Redonda e região têm se destacado na rede urbana brasileira, devido sua complexidade intraurbana e as relações estabelecidas com outros espaços, na escala local, regional e global.
Tese
Melara, Eliane.
Espaços fechados e insegurança urbana: loteamentos e condomínios fechados em Resende e Volta Redonda (RJ). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
http://objdig.ufrj.br/16/teses/843241.pdf
Artigos
MELARA, Eliane
“Fortified Cell” e “Dangerous Places”: Processos de Fragmentação do Tecido Sociopolítico-Espacial em Cidades Médias – Resende e Volta Redonda-RJ. ESPAÇO ABERTO, PPGG – UFRJ. , v.7, p.57 – 77, 2018.
https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16314
MELARA, E.; SILVA, W. R.
Elementos para refletir sobre a policentralidade e a fragmentação urbana em cidades médias – Resende e Volta Redonda (RJ). CONFINS (PARIS). , v.2018, p.1 – 24, 2018.
https://journals.openedition.org/confins/16121