Ciudades intermedias de América Latina y el Caribe: propuestas para la gestión urbana

Este livro foi desenvolvido sob as diretrizes da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), com apoio do Governo Italiano, associado com os governos municipais das cidades pesquisadas e reúne os propósitos e resultados do projeto Gestión Urbana en Ciudades Intermedias Seleccionadas de América Latina y el Caribe (GUCI). Neste projeto são analisados os casos de seis cidades: Córdoba (Argentina), Cuzco (Peru), Manizales (Colômbia), Ouro Preto (Brasil), Puerto España (Trinidad e Tobago) e Valdivia (Chile). Tal projeto tem o objetivo de acompanhar os governos locais no melhoramento dos processos de gestão urbana em cidades intermedias em que o município seja o promotor do desenvolvimento local

Devido às particularidades urbanas da América Latina, os organizadores deste trabalho destacam que, com “respecto al tema de la definición de ciudades intermedias es imposible, de acuerdo a los autores, intentar una definición única y universal de lo que se entiende por ciudad media” (p. 16), e ponderam sobre a importância de definir o que significa cidade intermedia numa perspectiva operativa, pautada no contexto local.

Segundo os organizadores, os resultados das pesquisas permitiram compreender o estado em que se encontravam os municípios e elaborar um conjunto de propostas ligadas a uma melhor gestão urbana.

Notas Bibliográficas

JORDÁN, Ricardo; SIMIONI, Daniela (org.) Ciudades intermedias de América Latina y el Caribe: propuestas para la gestión urbana. Santiago de Chile: CEPAL, 1998. Disponível em: http://www.eclac.cl/dmaah/gucif/libropdf.htm. Acesso em: 10 mar. 2009.