Expansão urbana e acessibilidade – o caso das cidades médias brasileiras

Este trabalho está organizado a partir de estudos de caso em duas cidades médias do Estado de São Paulo, Araraquara e São Carlos, no período entre 1980 e 1991. Nesta pesquisa, são levantados dois índices de acessibilidade, um do tipo separação espacial e outro do tipo gravitacional. Ambos foram utilizados pelo autor para analisar a influência da evolução desordenada das duas cidades sobre os níveis de acessibilidade intra-urbana.

Considerando a expansão urbana das cidades médias brasileiras, o autor menciona que “o problema do crescimento desordenado das cidades pequenas e médias brasileiras se deve, em parte, à falta de estratégias específicas para o controle do crescimento e da expansão urbana” (p. 01). Foi nessa perspectiva que o autor propôs-se o objetivo de verificar qual a influência desse crescimento desordenado nestas cidades. Segundo ele, os resultados comprovam a hipótese de que a acessibilidade das duas cidades piorou com o crescimento e, desse modo, sugere a utilização dos índices de acessibilidade como ferramentas de planejamento urbano.

Notas Bibliográficas

LIMA, R. da Silva. Expansão urbana e acessibilidade – o caso das cidades médias brasileiras. Escola de Engenharia da USP / São Carlos (Mestrado em Engenharia dos Transportes). Dez, 1998. 81p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-25062002-155026/. Acesso em: 18 mar. 2009.