Cidade média e região, o significado de Montes Claros no norte de Minas Gerais

Trata-se de estudo de caso em que a autora busca compreender o papel da cidade de Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais, Brasil, por meio das principais relações que mantém no seu sistema urbano regional, priorizando o setor de serviços. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo, apoiado principalmente em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Fundação João Pinheiro (FJP) e em trabalho de campo.

Embora faça referências à cidade de Montes Claros, enquanto uma cidade média, a autora enfatiza que não pretende discutir se esta constitui, de fato, uma cidade média. Ademais, considera o termo cidade média uma noção e não um conceito, apresentando uma série de denominações que estariam sendo usadas com o mesmo significado, tais como cidade intermediária, cidade regional, cidade de porte médio, centro regional e sub-regional. Por outro lado, utiliza o termo região como um conceito e a tese defendida assevera a forte centralidade de Montes Claros, na região norte de Minas Gerais e, nesse sentido, a dinâmica regional é privilegiada apresentando diversas regionalizações submetidas ao território mineiro.

Os resultados permitem observar que, atualmente, a demanda por bens e serviços acaba por tornar os lugares distintos entre si e conferir peculiaridades às redes urbanas regionais. No caso estudado, os fatores econômicos, tais como a inércia do poder público em atrair investimentos, faz estagnar a maior parte da região, aumentando a importância de Montes Claros como fornecedora desses bens e serviços. Por fim, entre outras sugestões, a autora apresenta a proposta de uma tipologia de caráter micro-regional, enquanto a mais adequada para definição de políticas públicas em casos como este.

Notas Bibliográficas

PEREIRA, Anete M. Cidade média e região, o significado de Montes Claros no norte de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Geografia) Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Uberlândia (MG), 2007.