As cidades médias e os contextos econômicos contemporâneos

Este trabalho foi redigido após o VI Simpósio de Geografia Urbana, realizado em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil em 1999, ocasião em que se efetivou a I Jornada de Pesquisadores sobre Cidades Médias. Ele foi publicado no livro Urbanização e Cidades: perspectivas geográficas juntamente com a maior parte das contribuições enviadas ao simpósio.

A autora busca contribuir no sentido de dar conteúdo teórico-conceitual à expressão cidade média. Destaca que não pretende elaborar um conceito de caráter universal e sim baseado em duas dimensões da realidade contemporânea, associadas às mudanças recentes na urbanização brasileira e aos novos papéis desempenhados pelo Brasil na divisão internacional do trabalho, além do que, prioriza o econômico sem considerar menos importantes outros enfoques.

De modo geral, ela faz referências à urbanização como um processo histórico em escala mundial, destacando o papel da industrialização na redefinição deste processo. A partir de abordagem histórica da constituição da rede urbana brasileira apresenta diversos “fatores que culminaram com a dinâmica urbana em que surgiram as cidades médias”, permitindo identificar as mudanças recentes no processo de urbanização brasileira.

Mostrando limites na elaboração do conceito de cidade média, quando da construção do pensamento a partir da sustentação de base empírica, a autora destaca que “é preciso construir uma fundamentação conceitual para a expressão cidade média ou propor-lhe uma alternativa”. Nesse sentido, ela recupera a noção de situação geográfica, da Geografia Urbana Francesa do século XX, mostrando que a mesma “pode ser útil, aliada a outros instrumentos teórico-conceituais, para se dar substância ao que se quer entender como cidade média”, particularmente em abordagens ligadas às redes urbanas. Por fim, também mostra que existe diferenças significativas e particulares entre cidades médias e metrópoles, embora haja similitudes entre as dinâmicas que comandam a produção do espaço em ambas. Diante dessas especificidades, assinala a necessidade de articulação entre escalas intra-urbanas e interurbanas nos estudos urbanos.

Notas Bibliográficas

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. As cidades médias e os contextos econômicos contemporâneos. In: ______ (org). Urbanização e cidades: perspectivas geográficas. Presidente Prudente: [s.n.], 2001, p.609-643.