Caruaru: a cidade e sua área de influência

Neste estudo de caso sobre a cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil, que remonta à década de 1960, foi possível a identificação de importantes elementos sobre a função da cidade na rede urbana de então.

Os dados obtidos nos trabalhos de campo e por meio de fontes secundárias mostram, entre outros aspectos, o potencial atrativo que a cidade de Caruaru exercia sobre cidades e zonas rurais do Estado de Pernambuco, chegando, inclusive, a influenciar outros estados, embora, nestes, rivalizasse com a centralidade de outras cidades.

Devido a este desempenho, a cidade é apresentada pela autora como capital ou centro regional. Os dados utilizados para mostrar esta dinâmica referem-se ao desempenho de alguns setores da economia, com destaque para o comércio. Aspectos intraurbanos da cidade também são relatados por ela, mostrando funções e estruturas peculiares como, por exemplo, aquelas relativas ao dinamismo da famosa feira da cidade ou às localizações de alguns bairros e seus respectivos segmentos populacionais.

As conclusões apresentam Caruaru como uma cidade comercial e destacam a tendência de crescimento e influência da cidade, caso ocorresse desenvolvimento industrial.

Notas Bibliográficas

CARDOSO, Maria Francisca Thereza C. Caruaru: a cidade e sua área de influência. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, IBGE, ano XXVII, n. 4, p. 587-614, out. – dez. 1965.