Un estudio comparativo de dos ciudades intermedias: Formiga y Ovalle

Neste trabalho, os autores comparam os estudos de caso de duas cidades, Formiga, Minas Gerais, Brasil e Ovalle, Coquimbo, Chile. Eles destacam a importância das cidades intermediárias e, baseados em fontes secundárias, analisam fatores como tamanho demográfico, evolução histórica, estrutura funcional, relações externas, morfologia, paisagem e qualidade de vida. De modo complementar, analisam os resultados de questionários aplicados sobre qualidade de vida na cidade de Formiga, destacando, por exemplo, aspectos relacionados à qualidade dos serviços oferecidos e à percepção de alguns lugares, enquanto topofílicos e topofóbicos, relacionando, assim, quais são considerados agradáveis ou desagradáveis por uma parcela da população.

Para os autores, as cidades intermediárias apresentam condições mais satisfatórias que aquelas de hierarquia superior e inferior na rede urbana.

Após relacionar as diferenças e semelhanças entre as duas cidades, afirmam que ambas “presentam las principales características esenciales para su identificación como ciudades intermedias típicas” (p.120). Estas características seriam: posição geográfica privilegiada regionalmente, tamanho demográfico intermediário, função de enlace entre centros urbanos maiores e seu espaço regional, posição de primazia na rede urbana de sua micro-região, equipamentos de relações externas bem desenvolvidos e consolidados, estrutura funcional e morfológica já diferenciada e complexa, expansão estelar, e/ou polinuclear do espaço e qualidade de vida superior a das pequenas e grandes aglomerações (p. 120).

Os autores enfatizam que a cidade intermediária se constitui numa alternativa para a solução de problemas de desequilíbrio urbano e regional e, assim, é capaz de trazer dinamismo para a região, oferecendo tanto vantagens presentes nas grandes aglomerações como aquelas próprias do meio rural, porém mantendo-se distante dos problemas das grandes aglomerações. Por fim, destacam a importância de estudos comparativos e, conseqüentemente, de intercâmbio de estudos sobre cidades intermediárias de países da América latina.

Notas Bibliográficas

ALVIN, Ana Márcia Moreira; AMORIN FILHO, Oswaldo Bueno. Un estudio comparativo de dos ciudades intermedias: Formiga y Ovalle. In: AMORIN FILHO, O. B.; KOHLER, H. C.; BARROSO, L. C. (Org.) Epistemologia, cidade e meio ambiente. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.