Bauru é um município com um centro urbano de relevância regional, bem como desempenha papéis em outras escalas dado que abriga empresas industriais, comerciais e de serviços responsáveis por concentrar lógicas e dinâmicas à construção de uma condição geográfica como centro regional (IBGE (2010 e 2018).
Entretanto, tem em sua história ações que a colocaram na condição de nó, primeiro por conta do entroncamento de ferrovias, logo na década de 1910 e 20. Do ponto de vista regional, no momento atual, observa-se uma maior complexidade compartilhada por complementaridade e competitividade em diferentes funções com cidades como Marília (Cidade média de relevância regional), Botucatu (Cidade de porte médio com centralidade em serviços de saúde, Jaú (Cidade de porte médio polo calçadista), além de cidades pequenas que complementam a construção de uma rede urbana regional hierárquica-heterárquica.
No que se refere à produção do espaço urbano, vale ressaltar que a ampliação dos espaços residenciais fechados, de ocupações irregulares e conjuntos habitacionais apontam para a produção de um tecido estruturado em oposição, o que nos leva considerar a hipótese da fragmentação socioespacial. Portanto, pretende-se dar continuidade à pesquisa no âmbito da Recime a fim de compreendermos as dinâmicas urbano-regionais articuladas aos papéis e às funções de Bauru.