A origem da cidade de Caruaru está diretamente associada à atividade pecuária e à constituição de uma feira livre. O município de Caruaru situa-se no Agreste pernambucano e apresentou na última estimativa populacional 365.278 habitantes (IBGE, 2020) e em 2015 esse total foi 356.128, sendo 88,7% urbana.
A cidade de Caruaru caracteriza-se pela importância econômica e pela centralidade apresentada na rede urbana do estado de Pernambuco, bem como da região Nordeste. O estudo das regiões de influência realizado pelo IBGE, o REGIC, classificou-a como capital regional B. (Regic, 2020). Caruaru integra a região de influência da metrópole Recife, estando a esta diretamente relacionada e se constitui como centro de referência para 38 municípios ainda de acordo com o Regic (2020).
A sua expansão nos últimos anos foi impelida pelos programas governamentais, tais como o Reuni (expansão do ensino superior) e o Programa Minha Casa Minha Vida, como também pela dinâmica do mercado imobiliário. A sua centralidade interurbana é veemente dada à comercialização cada vez mais intensa de confecção produzida no município e nos que compõem sua região de influência.
Tese
VALENÇA, Mariana Rabêlo. Os novos papéis e funções da cidade média de Caruaru – PE: uma análise a partir da expansão do ensino superior. João Pessoa, 2018.195 f. Tese (Doutorado) – UFPB/CCEN/PPGG.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19983
Capítulo de livro
VALENÇA, Mariana Rabêlo. Ensino superior em Caruaru-PE: Uma cidade de responsabilidade territorial? In: MAIA, D. S. ; MARAFON, G. J. Ensino superior e desenvolvimento regional: reconfigurando as relações cidade e campo. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2020, p. 53 -86.
VALENÇA, M. R.; CARDOSO, C. A. A. . A expansão urbana de Caruaru e a conformação de uma cidade média: entre a cidade e a rede. In: Doralice Sátyro Maia; William Ribeiro da Silva; Carlos Augusto de Amorim Cardoso. (Org.). Expansão urbana em diferentes escalas. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2020, v. , p. 132-159.
http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/173
Artigos
Maia, Doralice Sátyro, “Ferrovia, estrutura e dinâmica de cidades feiras no interior do território brasileiro: Final do século XIX e início do século XX”, TST. Transportes, Servicios y Telecomunicaciones 50(2023): 44-81
https://revistas.uva.es/index.php/tst/article/view/7440/5274