Presidente Prudente

A cidade de Presidente Prudente está localizada no extremo oeste paulista, em uma região estratégica do ponto de vista geográfico, pois além de ser a capital regional, é ponto de passagem para os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Presidente Prudente
Presidente Prudente (SP) — Foto: Marcos Sanches/Secom

Presidente Prudente apresenta uma população próxima a 205 mil habitantes, distribuídos em uma área de 562 km², possuindo uma taxa de urbanização de 98,3%. Além disso, Presidente Prudente sedia a 10° Região Administrativa do Estado de São Paulo, composta por outros 53 municípios e que concentra aproximadamente cerca de 820 mil habitantes.

Presidente Prudente se configura como uma das cidades do interior paulista que oferece melhor qualidade de vida aos seus moradores. A cidade apresenta um IDH de 0,846, de acordo com o PNUD 2000, índice esse considerado elevado.

Os conflitos pela posse da terra, freqüentemente mineiros, foram atraídos depois da decadência das minas, deslocando-se e fixando-se na área, para a utilização das manchas de campos, apropriadas às suas atividades de criação.

A corrente migratória de Minas Gerais do Sul para São Paulo aumentou quando os mineiros passaram a fugir da convocação para as tropas que iriam lutar na Guerra do Paraguai, abrindo caminho para que esse movimento continuasse após o término da guerra.

Confira Presidente Prudente na PGI.

O município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado, hoje, a Avenida Washington Luiz que ficou como base do arruamento futuro da nova Vila.

Depois disso o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho. Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada. Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente.

Artigos

GOES, E. M. ; SPOSITO, M. Encarnação Beltrão . Práticas espaciais, cotidiano e espaço público: o consumo como eixo da análise do calçadão de Presidente Prudente – SP. Revista da ANPEGE, v. 12, p. 39-65, 2016.

Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6373

Capítulo de livro

BELLET Sanfeliu, Carmen ; SPOSITO, M. Encarnação Beltrão ; GOES, Eda Maria ; SPOSITO, Eliseu Savério . Reestructuración y cambio en dos centros comerciales tradicionales. Visiones comparadas: Presidente Prudente y Lleida. In: BELLET, Carmen; MELAZZO, Everaldo S.; SPOSITO, M. Encarnação .; LLOP, Josep M>. (Org.). Urbanización, producción y consumo: en ciudades medias/intermedias. 1ed.Lleida: Universidad de Lleida, 2015, v. 1, p. 19-34.

Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cleverson-Reolon/publication/280879721_Cidades_medias_e_localizacao_industrial_A_industria_de_transformacao_no_Estado_de_Sao_Paulo/links/5a1f732caca272cbfbc2f4ce/Cidades-medias-e-localizacao-industrial-A-industria-de-transformacao-no-Estado-de-Sao-Paulo.pdf

Artigo anterior
Próximo artigo

CIDADES MÉDIAS