Este trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e nele os autores buscam demonstrar o importante papel das cidades médias brasileiras na dinâmica de crescimento e de redistribuição da população urbana nacional durante o período 1970/91. Segundo eles, a análise de tal desempenho deve considerar o fato de que as cidades médias constitutivas de áreas metropolitanas estão incluídas no recorte de análise, sugerem que as mesmas devem ser tratadas de modo especial, devido suas dinâmicas específicas.
Analisando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles apresentam a expansão do sistema urbano brasileiro do período entre 1950 e 1991 e correlacionam a dinâmica populacional das cidades médias estudadas com as tendências socioeconômicas que influenciam este sistema, tais como a da desconcentração industrial. Deste modo, mostram também aspectos do dinamismo das regiões metropolitanas. Devido às possíveis transformações que esses processos geram nas sociedades atuais, os autores destacam a importância e a urgência de estudos sobre as recentes mudanças de rumo do desenvolvimento urbano nacional.
Notas Bibliográficas
ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA Rodrigo Valente. O recente desempenho das cidades médias no crescimento populacional urbano brasileiro. Rio de Janeiro: IPEA, março, 1998. (texto para discussão n. 554) Disponível em – http://www.ipea.gov.br/pub/td/1998/td_0554.pdf. Acesso em: 18 mar. 2009.