Este livro está organizado em duas partes. Na primeira, Amorin Filho oferece uma reflexão de conjunto sobre o tema ‘cidades médias’, destacando a organização morfológico-funcional do espaço intra-urbano. Demonstrando amplo conhecimento do tema, o autor apresenta aspectos sobre quatro trabalhos relativos às cidades médias, que são considerados até então, por ele, entre os mais importantes dos últimos quinze anos. Ele mostra, por meio de alguns quadros, as sínteses das características do zoneamento morfológico-funcional de vários níveis da hierarquia urbana e apresenta sete critérios para identificação das cidades médias, dos quais destaca o relativo à estrutura morfológica interna, sendo este um tema considerado pouco contemplado entre os estudos urbanos, particularmente os que envolvem cidades médias
Ele ainda testa e aplica modelos de zoneamento morfológico funcional e propõe um modelo cartográfico da estrutura-síntese do zoneamento morfológico–funcional padrão das cidades médias de Minas Gerais. Este modelo de Amorin Filho remete aos primeiros e conhecidos modelos de zoneamento morfológico-funcional (Ernest W. Burgess 1925 e 1929; Homer Hoyt 1939; C. D. Harris e E. L. Ullman, 1945), aos quais são feitas referências no texto. Enfim, considera o estudo morfológico-funcional indispensável para análise da geografia das cidades contemporâneas em geral.
Na segunda parte, Sena Filho apresenta um estudo de caso da cidade de Caratinga, Minas Gerais, Brasil, para o qual aplica o modelo proposto por Amorim Filho e observa sua funcionalidade. Neste caso, além dos trabalhos de campo, são utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Serviço Geográfico do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura da cidade. Baseada no referido modelo, a análise confirma Caratinga como uma cidade média, enfatizando que o estudo morfológico funcional é indispensável como critério de classificação das cidades médias, devido seu caráter eminentemente geográfico.
Notas Bibliográficas
AMORIM FILHO, O. B. e SENA FILHO, N. de. A morfologia das cidades médias. Goiânia: Vieira, 2005.