El rol de las ciudades intermedias iberoamericanas

Neste documento do Programa Unión Internacional de Arquitectos (UIA) Ciudades Intermedias y Urbanización Mundial (CIMES) – UIA-CIMES é retomada a reflexão sobre o papel que a cidade intermédia possui frente a um processo de urbanização mais equilibrado e sustentável. Também são propostas linhas de trabalho e políticas urbanas, especificamente para as cidades intermédias, ligadas às estratégias de planificação e ordenamento territorial urbano. Seria a própria complexidade do objeto de estudos, somada ao âmbito de possibilidades que as cidades intermédias constituem, que conferiria importância às pesquisas.

As novas expectativas em torno das cidades intermédias são apresentadas no contexto do Grupo de Trabalho Cidades Intermédias e Processos de Urbanização, ligado ao Programa Gestão das Transformações sociais, o Management of Social Transformations (MOST) Programme, fundado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Entendendo a noção de governabilidade como estratégica e fundamental para a planificação, o autor destaca as especificidades do Programa MOST, no que se refere às análises sociopolíticas, como a iniciativa contida no Projeto “Profissionais da Cidade” que contribuiria para reforçar uma governabilidade urbana mais eficaz.

 

Documento 10 – Conferencia de Germán Solinis (Programa MOST – UNESCO) en el marco del Seminario Internacional “El rol de las ciudades intermedias iberoamericanas” Germán. SOLINÍS, celebrado en Resistencia (Argentina) del 4 al 6 de Diciembre de 2000. disponible em: http://www.paeria.es/cimes/cas/index.htm, acesso em: 20, jul. 2009.