La sustentabilidad sócio-ambiental de las ciudades intermédias de Chillán y Chillán Viejo

O texto desta tese, relativo ao tópico intitulado Dinâmica histórica de la estructura urbana em las ciudades intermédias de Chillán y Chillán Viejo, contém uma abordagem histórica, a partir da qual a autora descreve as fases da expansão urbana das duas cidades chilenas e a distribuição dos usos atuais relacionados à dinâmica e estrutura urbanas.

A apresentação das alterações da estrutura urbana e dos tipos de usos do solo em Chillán e Chillán Viejo está dividida em três partes: a primeira, composta pelas fases de fundação; a segunda, composta por fases de integração; e a terceira, que contém as fases de expansão urbana.

No item sobre a especificação da dinâmica e estrutura na distribuição dos usos urbanos atuais, a autora tipifica os usos considerando, particularmente, os setores: industrial, comercial, residencial e de serviços.

Mesmo destacando certa letargia atual em relação à intensidade das transformações socioespaciais da década anterior, a autora enfatiza que o grau de expansão experimentado por estas cidades intermédias produziu “mudanças perigosas”, com efeitos sociais e ambientais arriscados que podem afetar a sustentabilidade do sistema urbano.

 

FERNÁNDES, M. H. La sustentabilidad sócio-ambiental de las ciudades intermédias de Chillán y Chillán Viejo. Tese (Doutorado). Universidade de Concepción. Chile, 2006.