Análise do desempenho produtivo dos centros urbanos brasileiros no período 1975/96

Este capítulo do livro Cidades Médias Brasileiras contém um estudo introdutório sobre a dinâmica espacial da distribuição da riqueza nacional entre 1975 e 1996 a partir dos centros urbanos. Estes centros seriam constituídos por municípios que conformariam: metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais, centros regionais e centros sub-regionais. Os centros regionais e sub-regionais seriam aqueles constituídos por municípios que corresponderiam, em termos quantitativos, ao intervalo que pode conter cidades médias no Brasil.

No estudo analisou-se o desempenho produtivo de parte dos municípios brasileiros considerando o Produto Interno Bruto (PIB) relativo aos anos de 1975, 1980, 1985 e 1996, especificamente daqueles 467 municípios pertencentes aos 111 centros urbanos (duas metrópoles globais, sete metrópoles nacionais, quatro metrópoles regionais, dezesseis centros regionais, trinta e um centros sub-regionais 1 e cinquenta e um centros sub-regionais 2), estabelecidos segundo classificação feita em conjunto pela Diretoria de Estudos e Política Regional e Urbana do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), pela Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur) do Instituto de Economia da Universidade de Campinas.

Desse modo o estudo não se restringe às cidades de porte médio, mas mostra a dimensão produtiva, segundo as classes de centros urbanos e subperíodos considerados.

Notas Bibliográficas

ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA, Rodrigo Valente. Análise do desempenho produtivo dos centros urbanos brasileiros no período 1975/96. In: ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA Rodrigo Valente. (orgs.). Cidades Médias Brasileiras. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=281.  Acesso em: 05 fev. 2010.