Resende

Crédito: Divulgação

É uma cidade localizada no Médio Vale do Paraíba fluminense, com início de ocupação no Século XVIII, elevada à condição de vila em 1805 e à condição de cidade em 1848. Teve seu crescimento inicial com a exploração de minérios e, no século XX, com o plantio de café. Nos anos de 1950 houve um declínio da atividade cafeeira e a cidade mergulha numa crise econômica intensa e passa ter sua economia dependente dos recursos que movimentavam a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN-1944), que modificou a estruturação interna da cidade, deslocando as atividades econômicas do centro da cidade para o Distrito Agulhas Negras.

Nos anos de 1980 houve a instalação de algumas indústrias químicas na cidade, intensificando algumas atividades econômicas, porém, mantendo uma economia pouco diversificada.

Nos anos de 1990 e no Século XXI a cidade apresentou uma dinâmica mais significativa, tanto relacionada a dispersão urbana, quanto a promoção da produção do território pela indústria e o consequente surgimento de novas formas espaciais – hipermercados, loteamentos fechados etc.

Trata-se de uma área/região em processo de reestruturação produtiva e urbana, com forte intensificação das atividades econômicas, sobretudo, em função das instalações das novas unidades industriais da Volkswagen (Resende – 1996) e da Peugeot (Porto Real – 2001), Michelin (Itatiaia-1993), acrescidas de suas parceiras e fornecedoras e de tradicionais indústrias, como o caso da Companhia Siderúrgica Nacional (Volta Redonda – 1946).

Assim, compõe-se uma complexidade urbana com significativas interações espaciais, complementaridades e trocas de fluxos interurbanos intensos, constituindo um processo de aglomeração entre Resende, Porto Real, Itatiaia, Barra Mansa e Volta Redonda, além de localizar-se num eixo de forte complexidade – Via Dutra (BR 116), entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Confira Resende na PGI.

Livro

Agentes econômicos e reestruturação urbana e regional: Resende e Parintins.
William Ribeiro da Silva e Tatiana Schor (org.). (No prelo).

Tese

Melara, Eliane.
Espaços fechados e insegurança urbana: loteamentos e condomínios fechados em Resende e Volta Redonda (RJ). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
http://objdig.ufrj.br/16/teses/843241.pdf

Artigos

SILVA, William Ribeiro
Memory and centrality in Resende. MERCATOR (FORTALEZA. ONLINE). , v.19, p.1 – 14, 2020.
http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/e19014

MELARA, E.; SILVA, W. R.
Elementos para refletir sobre a policentralidade e a fragmentação urbana em cidades médias – Resende e Volta Redonda (RJ). CONFINS (PARIS). , v.2018, p.1 – 24, 2018.
https://journals.openedition.org/confins/16121

SILVA, W. R.
Cidade e Indústria. Interações Espaciais no Médio Vale do Paraíba – Cenário em Transição. ESPAÇO ABERTO, Rio de Janeiro. , v.7, p.9 – 26, 2017.
https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16311

MELARA, Eliane
“Fortified Cell” e “Dangerous Places”: Processos de Fragmentação do Tecido Sociopolítico-Espacial em Cidades Médias – Resende e Volta Redonda-RJ. ESPAÇO ABERTO, PPGG – UFRJ. , v.7, p.57 – 77, 2018.
https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16314

Artigo anteriorTeófilo Otoni
Próximo artigoUberlândia

CIDADES MÉDIAS